Back to Home Page



A garagem do futuro é totalmente automatizada

The garage of the future is fully automated

Ela já existe. A garagem do futuro está presente há mais de 50 anos em países onde o problema da demanda por estacionamentos é antigo. Itália, Alemanha e Japão foram os pioneiros em desenvolver sistemas em que os carros não são dirigidos até as vagas, mas conduzidos por máquinas comandadas por computadores até boxes muito mais compactos dos que as vagas convencionais.

A frustração por não encontrar vagas de estacionamento em determinadas áreas ou horários, nas maiores cidades e até mesmo em centros menores, vem se tornando uma realidade cada vez mais presente na vida dos brasileiros. Afinal, a frota de veículos tem crescido em proporção bem maior do que a quantidade de vagas. Na Europa e na Ásia, isto não é novidade. O Velho Continente tem ainda como agravante o fato de que muitos centros comerciais mantêm a estrutura medieval de ruas apertadas e verdadeiros labirintos, e assentados sobre estruturas históricas milenares, que dificultam ou impedem a construção de garagens subterrâneas. Essas dificuldades levaram europeus – especialmente italianos e alemães – e japoneses a serem os pioneiros a desenvolver garagens automatizadas.

Centenas delas foram construídas nestes países de meados dos anos 1950 até o final dos anos 1980. “Hoje são milhares de garagens automatizadas na Europa e há praticamente uma em cada esquina no Japão”, afirma o editor da revista norte-americana Parking Today, John Van Horn. ...

A partir dos anos 90, começando a sentir a falta de vagas de estacionamento, o mercado norte-americano passou a se interessar pelos sistemas estrangeiros de alta tecnologia. Foi neste momento que os experientes fabricantes da Ásia e da Europa desembarcaram por lá, levando as mais modernas soluções em garagens automatizadas, e muitas empresas americanas também passaram a produzir estes sistemas. Responsável pela primeira garagem totalmente automatizada dos Estados Unidos, a Robotic Parking Systems assina também a primeira do Oriente Médio. “Temos a maior garagem automatizada do mundo, em operação em Dubai, com 765 vagas”, orgulha-se a diretora administrativa da empresa, Mary Lou DeWynGaert, referindo-se ao impres¬sionante projeto de estacionamento do Battuta Gate. Em breve, a empresa baterá seu próprio recorde. É dela o design e a fabricação do maquinário de outra incrível garagem automatizada em Dubai, com nada menos do que 1200 vagas, ainda em construção!

A garagem do futuro no Brasil
A Robotic Parking Systems ainda não tem projetos no Brasil mas, segundo Mary Lou, a empresa está animada com o crescimento e as oportunidades que se abrem no país. “Estamos trabalhando com alguns desenvolvedores brasileiros em várias propostas”, adianta. ...

Read the full story in Portuguese or download the pdf file.

 

Back to top ↑

 

© 1994-2013 Robotic Parking Systems, Inc. All Rights Reserved. Patents Pending.